Parece difícil acreditar que um dos bairros mais chiques da Zona Sul carioca era antes um lugar considerado subúrbio por muitos moradores da cidade. Ou até uma região inóspita. Pois o local onde hoje é o sofisticado bairro do Leblon era antes um campo arenoso e bem pouco habitado. Em suas esquinas, em vez de belos edifícios e comércio, existiam engenhos, aldeias de pescadores e quilombolas. Paisagem bem diferente da de hoje.
“Leblon” ganhou este nome graças a um homem chamado Charles Leblon, um dos proprietários de um lote na região. A áurea francesa ainda permanece na localidade, que ainda tem vários bistrôs franceses e aspira à alguma sofisticação e elegância.
Leia também:
4 bairros que oferecem qualidade de vida no Rio de Janeiro
O protagonismo da natureza no Leblon
Mas o Leblon é sofisticado sem deixar de lado a vocação da diversidade do Rio de Janeiro. No bairro dá para ter uma vista privilegiada do Morro Dois Irmãos e sua portentosa formação rochosa, um dos ícones da cidade. Também aqui estão os Postos 11 e 12 para tomar um banho refrescante e, se precisar, até atendimento médico. Ou então aquela caipirinha saborosa depois de uma caminhada. Ao final dela, o Mirante do Leblon dá para ver todo o caminho percorrido.
A Praia do Leblon costuma ser menos badalada que sua vizinha Ipanema, mas oferece tranquilidade e silêncio. Ideal portanto para programas familiares e para casais que querem um dia de paz, sem aglomerações. A famosa Avenida Delfim Moreira, via da praia, é repleta de condomínios de luxo, como o lançamento Tom Delfim Moreira.
Por outro lado, o pôr do sol também costuma ser um dos seus espetáculos mais admiráveis por aqui. Sem falar no azul do mar que alterna em tonalidades claras e escuras e é impossível não fixar o olhar. Menos conhecida, mas também interessante, é a praia vizinha do Vidigal.
No Parque Penhasco Dois Irmãos, criado em 1992, há uma área preservada de 39355 hectares. Lá é possível desfrutar gratuitamente de vistas incríveis da Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias de Leblon e Ipanema. Ainda, no mesmo lugar dá pra organizar aquele confortável piquenique familiar ou jogar bola em uma de suas várias quadras. Além disso, adentrando ao bairro, a inúmeras ruas residenciais tranquilas e aconchegantes. Por exemplo, a Rua Sambaíba, onde fica o lançamento residencial Sambaíba 323 Leblon.
A sofisticação presente em cada esquina do bairro
A boemia típica da cidade é muito bem representada por um dos bares mais famosos, o Jobi. Um boteco carioca por excelência: dono português, clientela fiel, ar de mercearia e aqueles pratos da casa cuja receita não é jamais revelada. E, claro, um chope bem tirado para boêmio por defeito.
Ainda, o CT Boucherie é uma excelente opção para quem quer cortes de carnes, peixes, massas e outras opções. “Boucherie” é “açougue” em francês e por isso a decoração do local remete aos elegantes açougues franceses, com elementos despojados e ótimo atendimento.
É fácil se locomover no bairro do Leblon. Ele é de fácil acesso e com conexões aos principais pontos turísticos da cidade, também oferece serviços de bicicleta pelas suas largas e pavimentadas calçadas, sob refrescantes e vastas sombras. Pois os habitantes do bairro são em geral praticantes de atividades esportivas ao ar livre.
O moderno e amplo Shopping Leblon também é um local para comprar diversas marcas em um ambiente agradável, bem iluminado e muito ventilado, que resiste aos fortes verões cariocas. Pois ainda, o espaço conta com teatro, cinema e outras atrações culturais diversas. Estar no Leblon é também adotar um certo estilo ideal para o bairro.
O Leblon é o Rio de Janeiro sofisticado, da novela do Manoel Carlos e até dos franceses que habitavam a região. E também resgata a essência carioca e sua vocação de cidade que abraça todas as pessoas. Franceses e brasileiros, que quando chegam na Cidade Maravilhosa se tornam, antes de tudo, cariocas.
- Guia Completo de Trilhas na Ilha Grande: Principais Rotas - setembro 10, 2024
- Whey protein pode ser levado no avião internacional em pó - agosto 16, 2024
- O impacto do turismo no valor dos apartamentos na planta em Itajaí - maio 29, 2024