Quais são as cidades mais seguras de Santa Catarina?

Quem não tem vontade de morar em um lugar tranquilo e seguro? Hoje, além da qualidade de vida que uma cidade pode oferecer, as pessoas têm procurado por lugares seguros, onde elas possam viver tranquilamente e sair de casa sem problemas.

Ficou curioso sobre essas cidades seguras? Hoje vamos falar das cidades de um estado bem conhecido do Brasil, Santa Catarina. Quer saber mais? Continue lendo!

Cidades mais seguras de Santa Catarina

Santa Catarina pode ser considerada um dos estados mais completos do Brasil, esse título leva em conta as indústrias, polos tecnológicos, centros comerciais e ainda as cidades turísticas que ela comporta, são cheias de cultura e recursos.

Mesmo com todas essas características do estado, algumas cidades têm índices que são considerados um pouco altos em violência. E por isso, hoje vamos listar algumas cidades mais seguras do estado.

1.   Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul está entre as cidades mais seguras do país, ela apresenta 5,5 homicídios por 100 mil habitantes. Atualmente está em 4° lugar das cidades mais seguras do Brasil, perdendo apenas para 3 cidades de São Paulo.

Leva esse título pois tem um trabalho conjunto entre a população e a polícia, onde de um lado tem o operacional, que é o trabalho dos policiais e do outro, o lado preventivo, que é a parte da população que atua combatendo a criminalidade.

Além disso, outro fator que influencia na taxa de homicídio é a educação local. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é muito superior comparado ao restante do país. Encontre uma imobiliária em Jaraguá do Sul e more em uma das cidades mais seguras do Brasil!

2.   Brusque

Brusque já conseguiu surpreender a todos com a sua taxa de homicídios, que são 5,8 por 100 mil habitantes. Ela ainda conseguiu surpreender mais ainda em 2017 por ser a única cidade do Brasil que mesmo tendo mais de 100 mil habitantes – hoje com mais de 134 mil -, não contabilizou nenhum óbito por crime violento.

O Comando da Polícia Militar local, aponta que a cidade possui uma população de profissionais éticos, trabalhadores, que têm boa relação com a justiça e segurança pública. O que está relacionado com o trabalho dos agentes de segurança, apenas esses fatores de segurança de Brusque.

A cidade apresenta o maior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – de Santa Catarina, de acordo com pesquisas realizadas. Além disso, a cidade possui uma forte economia, principalmente no ramo têxtil, foi de lá que surgiram marcas famosas como Colcci e Havan.

3.   Tubarão

A cidade conta com uma taxa de homicídios de 8,1, ela está na 12° posição das cidades mais seguras de Santa Catarina.

A cidade leva o título pelos investimentos que fizeram, como a rádio patrulha, compra de armas, renovação de alvarás para Polícia Militar e Civil etc. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão de gastos anualmente com a segurança.

4.   Lages

Lages já apresentou uma taxa de homicídio de 8,8 por 100 mil habitantes, mas isso é fruto de vários benefícios que a cidade oferece, como uma forte economia.

A cidade é conhecida pela sua pecuária, indústrias de madeira e agricultura muito poderosa. Além do turismo que atrai muitos visitantes que gostam do contato com a natureza.

Também vale ressaltar que Lages conta com uma ótima qualidade na saúde. Ela possui um dos melhores centros clínicos de SC. E além de oferecer ótimas estruturas e profissionais da saúde, o lugar recebe alunos de todo o Brasil para o ensino superior.

5.   Balneário Camboriú

Essa cidade que é tão famosa no Brasil, tem uma taxa de homicídio de 14, porém uma excelente porcentagem de resolução de crimes.

Balneário Camboriú tem uma integração entre os órgãos de segurança. É dessa forma que a Polícia Civil e Militar, assim como o Corpo de Bombeiros e o IGP são mobilizados, sempre em conjunto.

Outro ponto que leva a cidade a estar entre as mais seguras do estado, é o investimento em segurança indireta, como a iluminação pública e outras coisas do gênero. E tem como objetivo cair na taxa de homicídios para alcançar altas posições em cidades mais seguras.

7. Blumenau

Blumenau registrou uma taxa de homicídios de 14,1 por 100 mil habitantes nos últimos anos. Porém essa taxa está caindo devido aos investimentos em segurança pública que o prefeito local tem feito.

Por mais que não tenha índices baixos em criminalidade, nos últimos anos tem registrado maior porcentagem de resolução de casos e a polícia vem se empenhando em melhorar a segurança da cidade.

Além dessas, a lista de cidades mais seguras de Santa Catarina tem aumentado nos últimos anos, podemos dizer que o estado tem se empenhado em além de oferecer qualidade de vida e ótimos pontos turísticos para seus visitantes, têm focado na segurança dos moradores locais e na dos visitantes.

Vai se mudar? A Imobiliária em Jaraguá do Sul – Atlanta Imóveis é o lugar certo para você.

Leave a Reply

four × 5 =