Quais as melhores cidades da região Sul do Brasil para morar?

Há muitos anos, a região Sul do Brasil registra um alto grau de desenvolvimento urbano, concorrendo lado a lado com o Sudeste. Mas, além disso, os índices de qualidade de vida são extremamente altos quando comparados com as demais regiões brasileiras e isso mostra todo o investimento em melhorias para a população. Por esse conjunto de fatores, cada vez mais pessoas buscam cidades para morar no Sul, mas sabemos que dentre tantas opções, pode ser que você fique perdido. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos algumas das melhores cidades da região sul para se morar.

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Considerada uma das cidades mais seguras do Brasil, Jaraguá do Sul tem uma taxa de apenas 3,7 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Ela ainda foi eleita a quinta maior economia do estado, com grande diversidade de indústrias, como do setor metalomecânico, como WEG, CSM e Menegotti. Além disso, o setor têxtil nas áreas de malharia e confecção também são destaque. Como consequência, muitas pessoas buscam a cidade para torná-la sua primeira casa e os móveis planejados em Jaraguá do Sul são uma ótima oportunidade para valorizar ainda mais a casa. Não podemos deixar de ressaltar também que o município é destaque quando falamos de contato com a natureza, promovendo ainda mais qualidade de vida aos moradores.

2. Blumenau, Santa Catarina

Com pouco mais de 300 mil habitantes, Blumenau ficou famosa por sediar a maior festa alemã fora do território germânico, a Oktoberfest brasileira. Inclusive, ela também é chamada de Pequena Alemanha e conserva a influência e tradições dos imigrantes até os dias atuais, nos costumes, nas festas e também na arquitetura. Suas casas no estilo enxaimel deixam o município ainda mais charmoso e encontrar móveis planejados em Blumenau é uma ótima pedida para deixar os espaços ainda mais valorizados.

Quando falamos em economia, o destaque vai para a produção têxtil, metalúrgica, mecânica e também de informática. Inclusive, a cidade ficou em 9º lugar entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

3. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Como toda capital, Porto Alegre possui infinitas facilidades. O centro comercial é bastante diversificado, oferecendo opções de lazer e entretenimento para os mais diferentes públicos e idades. Além disso, os serviços de lazer e transporte contam com acessibilidade total, fazendo com que todos os habitantes desfrutem da capital de maneira completa. O principal diferencial da cidade é que mesmo com mais de 1 milhão e meio de habitantes, POA não sofre com o clima caótico comum de grandes centros. Inclusive, possui IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,805, além de ser bem arborizada e abrigar diversos parques e praças.

4. Curitiba, Paraná

Impossível não falar sobre a cidade modelo, conhecida também como a capital ecológica brasileira. Com mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, Curitiba é uma cidade que une com maestria a limpeza, organização e infraestrutura urbana. O município ainda está cheio de lugares históricos e parques, assim como possui amplas avenidas, edifícios incríveis e transporte público de excelente qualidade. O IDH é um dos mais altos do país, com 0,823 sendo que a média brasileira é de 0,744. Além disso, para quem gosta de contato com a natureza e ainda ter boas opções de entretenimento, como bares, restaurantes e boas festas, esse é o lugar ideal.

5. Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul

A apenas 100 km da capital gaúcha, Carlos Barbosa possui pouco mais de 30 mil habitantes e promove excelente qualidade de vida aos seus moradores. A cidadezinha localizada na Serra Gaúcha tem um relevo típico de altos montes, chegando a 750 metros de altitude e vales profundos, criando paisagens incríveis e que encantam a todos. Além de abrigar a Associação Carlos Barbosa de Futsal, um dos principais times de futsal do Brasil, a cidade ainda conta com bons lugares para a prática de esportes, assim como ar puro e muito verde. Por fim, ela ainda possui uma das melhores rampas do estado para a prática de voo livre de paraglider, sendo bastante completa para os mais diferentes perfis.

6. Foz do Iguaçu, Paraná

O turismo é a maior fonte da economia da cidade, visto que ela é responsável por abrigar uma das 7 maravilhas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. Inclusive, elas foram reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e recebem mais de 2 milhões de pessoas todos os anos, configurando o terceiro destino mais visitado do Brasil. Mas, além disso, o setor de comércio e energia elétrica também contribuem para o crescimento da região.

Então, agora que você conhece quais são as melhores cidades da região sul para morar, já pode escolher aquela que mais se identificou. A partir disso, não deixe de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o local para garantir que ela irá se encaixar em suas necessidades, demandas e preferências do dia a dia.

Leave a Reply

eleven − nine =