Publicidade - OTZAds

Turismo gastronômico: os melhores destinos do mundo

Um dos maiores prazeres envolvidos em uma viagem é provar um lanche local. Aproveitar a gastronomia regional é uma experiência que traz muita riqueza ao turismo, além de movimentar a economia local.

Um lanche único oferecido num local muitas vezes é um identificador, tornando locais especialmente conhecidos por aquele tipo de comida. Por isso, muitas vezes experimentar a gastronomia local é um dos maiores incentivos ao turismo. Nos últimos anos essa modalidade, o turismo gastronômico, tem ganhado mais e mais espaço nessa indústria.

Em alguns estados brasileiros e em destinos no exterior, é comum que os turistas se planejem para visitar vários locais diferentes em busca dos lanches. Dessa forma grandes passeios são organizados em torno de degustações de vinho, licor, queijos, café, doces etc.

Publicidade - OTZAds

Se você também acha que os lanches são uma das melhores partes do passeio e deseja fazer um tour gastronômico, continue lendo este artigo. Vamos falar um pouco sobre os melhores destinos do mundo para os amantes dos lanches regionais, que desejam viajar com todos os sentidos, inclusive o paladar.

1 – França, o paraíso do lanche sofisticados

A França dispensa apresentações quando o assunto é culinária. A gastronomia francesa é uma das mais famosas do mundo, não apenas pelas refeições refinadas, mas também pelo lanche. Seja pelos petiscos mais finos como queijos e vinhos ou pelos mais populares como pães e croissants, a França sempre entra na lista.

Por isso, se você é um fã de uma gastronomia mais tradicional e refinada, esse é o seu passeio ideal. Um tour pela capital e pelas diversas regiões do país pode ser feito usando o trem como meio de transporte principal. Certamente vai valer a pena o esforço do planejamento e o tempo da visita.

2 – Itália, a queridinha das massas e pastas

Se você é fã de massas e pastas como macarrão, pizza, lasanha e pães, a Itália pode ser sua parada ideal. O país também é famoso pelos sorvetes, vinhos, queijos, presuntos e azeites. Tudo isso é a cara do brasileiro e enchem os olhos por serem nossos lanches favoritos.

Além das belíssimas paisagens, vale a pena incluir a Itália na lista pelo turismo gastronômico se sua ideia é passear na Europa. Se estiver com tempo e recursos, Itália e França podem fazer parte do mesmo grande e delicioso tour.

Publicidade - OTZAds

3 – Portugal, continuando o tour na Europa pela nossa nação irmã

Continuando o passeio pela Europa, vale à pena explorar as iguarias da culinária portuguesa. Muito da culinária brasileira é resultado de influências mistas com forte presença portuguesa. Por isso alguns pratos típicos devem ser conhecidos dos brasileiros.

Apesar disso, nada como provar o lanche direto da fonte original, não é mesmo? Afinal, além de comer você também se deliciou com os outros aspectos da viagem.

Assim como acontece na Itália e na França, o clima português é propício à cultura de uvas. Por isso os vinhos fazem parte da atração culinária do país. Enquanto estiver por lá aproveite para experimentar também os famosos pastéis de Belém.

O bacalhau, peixe tão caro e raro no Brasil, é muito comum em Portugal. Portanto, não deixe de experimentar as bacalhoadas, saladas de bacalhau e pratos similares como os bolinhos recheados com o peixe.

Com certeza seu tour gastronômico merece uma parada em Portugal, então organize-se e leve o paladar para passear!

4 – Argentina, festejando com a cozinha dos Hermanos

Esse destino é especialmente indicado para aqueles grandes carnívoros. O churrasco argentino é famoso em todo o mundo. Quem nunca desejou aquela picanha argentina bem suculenta? Se você é um carnívoro inveterado, esse é o seu destino.

Além das carnes, o país vizinho também é famoso pelos alfajores, doces típicos. Entre os pratos salgados destacam-se o choripán, las picadas e as empanadas. Para melhorar, a Argentina é um país vizinho ao Brasil, o que faz com que as viagens sejam mais baratas comparando com os destinos europeus.

Publicidade - OTZAds

5 – Leve seu paladar para passear pelas delicias do lanche no Peru

Embora talvez não seja tão famoso entre os brasileiros quanto a Argentina, o Peru tem uma das culinárias mais diversas e interessantes do mundo. Continuando o tour gastronômico andando por terras latino-americanas, você pode visitar a capital mundial do turismo gastronômico. 

Sim, a cidade de Lima é um destaque mundial pela qualidade e variedade gastronômicas. Certamente todos pensam nos maravilhosos e famosos ceviches quando o assunto é culinária peruana. Apesar disso, nem só de ceviche se vive por lá.

Visite o Peru e busque encantar-se com todo tipo de lanche regional! Procure pelo lomo saltado, pela papa, a causa rellena e pelo ají de galinha. Deixe os preconceitos de lado e delicie-se nas iguarias peruanas. Nos últimos anos Lima tem se destacado mais que a própria Paris quando o assunto é turismo gastronômico.

Além disso, assim como a Argentina, eles estão ali pertinho. Por isso, considere começar seu tour gastronômico por Lima. Mesmo que não comece por lá, se você é fã de boa comida deve passar pela cidade em algum momento.

  • Leave a Comment

    3 × five =