As 7 cidades mais seguras para se viver com mais tranquilidade

Muitos são os motivos que fazem as pessoas mudarem de cidade, como emprego, educação, saúde, qualidade de vida, segurança, entre outros. Afinal, o bem-estar de qualquer pessoa está diretamente ligado à tranquilidade de poder habitar uma determinada cidade sem grandes preocupações. Ou seja, de nada adianta um bom imóvel se o nível da qualidade de vida da região é extremamente baixo. Então, pensando nisso, se você pretende mudar de cidade no futuro ou deseja melhorar seu bem-estar e dia a dia, acompanhe o post de hoje e saiba quais são as x cidades mais seguras para morar.

Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Em 2019, Jaraguá do Sul ficou no topo da lista das cidades mais seguras do Brasil e até hoje fica entre as 5 primeiras. Além disso, a alta qualidade de vida se deve a fatores como baixo índice de violência e economia aquecida. Inclusive, ela é a quinta maior economia do estado de Santa Catarina, sendo um grande polo industrial que abriga gigantes como Malwee, do setor têxtil e WEG do segmento metal mecânico. Além disso, por seus inúmeros atrativos naturais, Jaraguá é destaque no turismo de aventura e diversos grupos de ciclismo, canoagem e voo livre se formaram no local. Justamente por todos esses fatores, cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul a fim de encontrar o imóvel ideal e que atenda suas necessidades. 

Jaú, São Paulo

Localizada no interior do estado de São Paulo, Jaú possui mais de 140 mil habitantes e as principais fontes econômicas provêm do setor industrial e agrícola. A taxa de homicídios era de 2,7 por cada 100 mil habitantes em 2019 e isso a coloca entre as cidades mais seguras do Brasil para se viver.

Águas de São Pedro, São Paulo

Uma cidade pequena, Águas de São Pedro tem sua economia baseada no setor industrial, voltado para o ramo da beleza e medicinais. Seu IDH é o segundo maior do Brasil, a expectativa de vida é de 78 anos e o maior destaque é na educação, visto que 80% dos maiores de 18 anos possuem ensino fundamental completo.

Brusque, Santa Catarina

Com apenas 125 mil habitantes, a cidade é a capital da indústria têxtil catarinense e já foi considerada como a mais tranquila para se viver no país, além de ser um pólo de desenvolvimento da região sul. Isso porque, desde a colonização, imigrantes alemães, austríacos e belgas trouxeram conhecimento e tendências do velho continente. Consequentemente, isso impulsionou a criação de uma estrutura com diversos centros comerciais, transformando a cidade em uma grande distribuidora de moda. São cerca de 9 mil empresas de indústria têxtil e fábricas de tecido responsáveis por gerar milhares de empregos na região. Além disso, o alto IDH e a expectativa de vida fazem com que ela seja não apenas segura, como também uma excelente opção para morar.

Curitiba, Paraná

Conhecida como a “capital ecológica brasileira”, Curitiba é considerada a cidade modelo e se destaca em todos os rankings quando falamos de morar bem. Inclusive, mesmo sendo uma capital, ela apresenta a cada ano uma redução significativa de homicídios. Além disso, a cidade possui mais de 50 metros quadrados de área verde por habitante, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores. A grande preocupação com o meio ambiente faz com que seja praticamente impossível encontrar sujeiras nas ruas e os próprios moradores mantêm a cidade limpa. O IDH é de 0,823, sendo um dos mais altos do país.

Americana, São Paulo

Localizada no interior paulista, Americana possui mais de 230 mil habitantes e a maior fonte de renda da população vem do setor de prestação de serviços. A cidade abriga ainda o arquiteto Aquilles Nícolas Kílaris, que é um dos profissionais do ramo de homify mais prestigiados do Brasil.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Balneário Camboriú além de ser famosa por seus arranha-céus e belezas naturais, a cidade turística ainda é referência quando falamos em morar bem. A maior fonte econômica do município é oriunda do turismo e da construção civil, sendo que foi apelidada de Dubai Brasileira pelas paisagens de tirar o fôlego e prédios majestosos. Com pouco mais de 140 mil habitantes, em alta temporada pode chegar a 4 milhões de pessoas, sendo o turismo responsável por 13% de seu PIB. No entanto, mesmo com tantos visitantes, o município não deixa a segurança de lado. Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ranking Connected Smart Cities, a cidade liderou a lista das cidades mais seguras do país em 2020.

Então, agora que você sabe quais são as cidades mais seguras para morar, já pode escolher aquela que mais se identifica. Não esqueça de realizar uma pesquisa mais aprofundada depois de escolher o município e contratar uma imobiliária para te ajudar e orientar na melhor escolha.

Leave a Reply

ten + eighteen =