Publicidade - OTZAds

Leblon – De Região Inóspita a Bairro Mais Valorizado do Brasil

Leblon

Parece difícil acreditar que um dos bairros mais chiques da Zona Sul carioca era antes um lugar considerado subúrbio por muitos moradores da cidade. Ou até uma região inóspita. Pois o local onde hoje é o sofisticado bairro do Leblon era antes um campo arenoso e bem pouco habitado. Em suas esquinas, em vez de belos edifícios e comércio, existiam engenhos, aldeias de pescadores e quilombolas. Paisagem bem diferente da de hoje.

“Leblon” ganhou este nome graças a um homem chamado Charles Leblon, um dos proprietários de um lote na região. A áurea francesa ainda permanece na localidade, que ainda tem vários bistrôs franceses e aspira à alguma sofisticação e elegância. 

Publicidade - OTZAds

Leia também:

4 bairros que oferecem qualidade de vida no Rio de Janeiro

O protagonismo da natureza no Leblon

Mas o Leblon é sofisticado sem deixar de lado a vocação da diversidade do Rio de Janeiro. No bairro dá para ter uma vista privilegiada do Morro Dois Irmãos e sua portentosa formação rochosa, um dos ícones da cidade. Também aqui estão os Postos 11 e 12 para tomar um banho refrescante e, se precisar, até atendimento médico. Ou então aquela caipirinha saborosa depois de uma caminhada. Ao final dela, o Mirante do Leblon dá para ver todo o caminho percorrido.

A Praia do Leblon costuma ser menos badalada que sua vizinha Ipanema, mas oferece tranquilidade e silêncio. Ideal portanto para programas familiares e para casais que querem um dia de paz, sem aglomerações. A famosa Avenida Delfim Moreira, via da praia, é repleta de condomínios de luxo, como o lançamento Tom Delfim Moreira.

Publicidade - OTZAds

Por outro lado, o pôr do sol também costuma ser um dos seus espetáculos mais admiráveis por aqui. Sem falar no azul do mar que alterna em tonalidades claras e escuras e é impossível não fixar o olhar. Menos conhecida, mas também interessante, é a praia vizinha do Vidigal. 

No Parque Penhasco Dois Irmãos, criado em 1992, há uma área preservada de 39355 hectares. Lá é possível desfrutar gratuitamente de vistas incríveis da Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias de Leblon e Ipanema. Ainda, no mesmo lugar dá pra organizar aquele confortável piquenique familiar ou jogar bola em uma de suas várias quadras. Além disso, adentrando ao bairro, a inúmeras ruas residenciais tranquilas e aconchegantes. Por exemplo, a Rua Sambaíba, onde fica o lançamento residencial Sambaíba 323 Leblon.

A sofisticação presente em cada esquina do bairro

A boemia típica da cidade é muito bem representada por um dos bares mais famosos, o Jobi. Um boteco carioca por excelência: dono português, clientela fiel, ar de mercearia e aqueles pratos da casa cuja receita não é jamais revelada. E, claro, um chope bem tirado para boêmio por defeito.

Ainda, o CT Boucherie é uma excelente opção para quem quer cortes de carnes, peixes, massas e outras opções. “Boucherie” é “açougue” em francês e por isso a decoração do local remete aos elegantes açougues franceses, com elementos despojados e ótimo atendimento.

É fácil se locomover no bairro do Leblon. Ele é de fácil acesso e com conexões aos principais pontos turísticos da cidade, também oferece serviços de bicicleta pelas suas largas e pavimentadas calçadas, sob refrescantes e vastas sombras. Pois os habitantes do bairro são em geral praticantes de atividades esportivas ao ar livre.

Publicidade - OTZAds

O moderno e amplo Shopping Leblon também é um local para comprar diversas marcas em um ambiente agradável, bem iluminado e muito ventilado, que resiste aos fortes verões cariocas. Pois ainda, o espaço conta com teatro, cinema e outras atrações culturais diversas. Estar no Leblon é também adotar um certo estilo ideal para o bairro. 

O Leblon é o Rio de Janeiro sofisticado, da novela do Manoel Carlos e até dos franceses que habitavam a região. E também resgata a essência carioca e sua vocação de cidade que abraça todas as pessoas. Franceses e brasileiros, que quando chegam na Cidade Maravilhosa se tornam, antes de tudo, cariocas.

  • Leave a Comment

    seventeen + 9 =