Publicidade - OTZAds

7 melhores parques urbanos do Brasil para conhecer

Melhores parques urbanos do Brasil

Quais são os melhores parques urbanos do Brasil?

Melhores parques urbanos do Brasil – É fato que com a rotina cada vez mais corrida, ter contato com a natureza é uma excelente forma de relaxar e tranquilizar a mente. No entanto, sabemos que não são todas as pessoas que podem viajar no meio da semana para o interior. Nesse sentido, os parques urbanos se tornaram ótimas válvulas de escape para quem vive em grandes centros. Afinal, as áreas verdes ajudam a distrair em meio à correria, poluição e congestionamento, possibilitando a prática de esportes e lazer. Sendo assim, nosso país conta com diversos lugares incríveis e, se quiser saber mais, continue acompanhando o post de hoje e conheça os 7 melhores parques urbanos do Brasil.

1. Parque Malwee, Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Essa importante cidade catarinense é a quinta maior economia do estado, com diversas opções de lazer e boas oportunidades de negócios. Mas, além disso, o município ainda conta com muita natureza, mantendo o equilíbrio perfeito de desenvolvimento e meio ambiente. Justamente por isso, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul para investir e até mesmo morar na cidade. O Parque Malwee é a principal área verde da região e foi criado pela empresa de mesmo nome como uma grande área de preservação para presentear os moradores de Jaraguá. Com lagos, plantas exóticas, um pequeno labirinto, espaço para a prática de esportes, churrasqueiras, museus e restaurantes, o local é muito frequentado e bastante aclamado pelos habitantes.

Publicidade - OTZAds

2. Parque Ibirapuera, São Paulo

Esse é um dos parques mais famosos da capital e até mesmo do Brasil. Localizado no coração de São Paulo, o parque possui mais de 1,5 milhão de metros quadrados e abriga diversas atrações. Além do lago e a ponte japonesa, o local conta com excelente infraestrutura para a prática de exercícios físicos, com ciclovias, playgrounds, pista de cooper, quadras, etc. Vale lembrar ainda que o parque oferece diversas atrações culturais, como os museus MAM, Museu Afro Brasil e MAC, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, eventos periódicos na Bienal, assim como restaurantes e lanchonetes.

3. Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

Considerado o maior parque em área urbana do Brasil, sua importância vai muito além do tamanho. Isso porque, o parque protege a primeira floresta replantada do mundo e dentro da reserva, você irá encontrar diversas trilhas, ruínas históricas, cachoeiras, assim como o Corcovado e o próprio Cristo Redentor. Sendo assim, para os amantes de esporte e aventura, opções não faltam para curtir ao máximo a Floresta da Tijuca e suas atrações.

Publicidade - OTZAds

4. Parque Barigui, Curitiba, Paraná

Com mais de 20 parques urbanos, Curitiba é conhecida como a capital ecológica brasileira. No entanto, o Parque Barigui é um dos mais famosos e preferidos da população local, visitando o espaço principalmente nos finais de semana e feriados. Com cerca de 1,4 milhão de metros quadrados possui equipamentos de ginástica, churrasqueira, sede e animais campestre, trilhas, pátio de exposições, museu de automóveis, assim como ótimos restaurantes. Uma boa dica é optar pela hospedagem no centro de Curitiba durante sua viagem, pois assim, poderá utilizar o ônibus para se locomover até lá.

5. Parque das Dunas, Natal, Rio Grande do Norte

Esse é o segundo maior parque em área urbana do país, localizado em Natal, com cerca de 1172 hectares e reconhecido pela Unesco como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Além de contar com diversas trilhas de observação, atividades educativas, recreativas, exposições e shows, o parque também possui grande importância na manutenção da biodiversidade. Inclusive, ele abriga dois tipos de vegetação muito específicos da Mata Atlântica: a mata de duna litorânea e a tabuleiro.

6. Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Esse é um dos parques urbanos mais importantes do país quando falamos de história. Sua origem está ligada à vinda da Família Real para o Brasil entre 1808 e 1821 sendo que Dom João VI criou o jardim para cultivar plantas e especiarias originárias da Índia, como noz-moscada, canela, pimenta do reino, etc. Hoje em dia, esse é um dos maiores parques urbanos de nosso país e une espécies nacionais e internacionais, estando algumas até mesmo em extinção.

Publicidade - OTZAds

7. Parque Municipal Américo Renê Giannetti, São Paulo

Com cerca de 182 mil metros quadrados que abrigam bosques, teatros, quadras esportivas, pistas de corrida, patinação e lago com barcos a remo e pedalinho, o Parque Municipal Américo Renê Giannetti existe há mais de 120 anos e está localizado em uma área ocupada por uma grande chácara dos séculos passados. Além disso, assim como o Ibirapuera, ele está situado no coração de uma das maiores cidades do mundo.

Então, agora que você já conhece alguns dos melhores parques urbanos do Brasil, já pode colocá-los em sua lista de viagem. Afinal, mesmo que tenha outras opções de lazer, os parques com certeza irão te ajudar a relaxar e descansar em meio à natureza.

Realacionados

  • Leave a Comment

    two × three =