9 cidades do Brasil que oferecem educação de qualidade

Ao escolher uma cidade para viver é muito importante pensar em diversos aspectos que qualificam a vida naquele lugar e o que é mais importante para você, pode ser segurança, lazer e educação, por exemplo.

A educação é ainda mais importante se você tem filhos, afinal, é necessário que eles tenham acesso à boas escolas e até universidades, para prepará-los bem para o futuro. Por isso, você precisa saber a qualidade da educação, antes de pesquisar por imóveis no local.

Para te ajudar a saber quais são as melhores cidades em termos de educação estamos fazendo este post, continue lendo pois iremos te mostrar 9 cidades que oferecem uma ótima educação.

1.   Marília – SP

Marília está entre as cidades mais bem desenvolvidas do Brasil, está localizada no famoso Oeste Paulista, no interior, cerca de 440 km de distância da capital de São Paulo. A cidade foi classificada pelo índice Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) como a 23ª melhor para viver no país.

Ao classificar no quesito educação, Marília foi indicada como a primeira, já que oferece tudo que uma criança desde a primeira idade precisa para um bom aprendizado. A pontuação do Firjan é feita de 0 a 1, o município de Marília pontuou o máximo.

Para essa pontuação, são levados em conta alguns aspectos como atendimento à educação infantil, desempenho dos alunos no IDEB, distorção idade-série, qualificação dos professores, abandono no Ensino Fundamental e quantidade de horas-aula.

2.   Taguaí – SP

Taguaí está localizada a 350 km de distância da capital São Paulo. A cidade possui uma população de cerca de 12 mil habitantes e pontuou muito bem no índice Firjan, sendo 1 a sua pontuação.

É uma cidade pequena no interior de São Paulo, mas é muito qualificada em oferecer educação de qualidade para aqueles que moram na região. O IDH da cidade é de 0,768, uma pontuação boa.

3.   Itajaí – SC

O município de Itajaí em Santa Catarina vem cada dia mais se desenvolvendo no ramo da educação infantil, ultrapassando nos últimos anos os seus próprios recordes no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Por isso, é uma das cidades que são ótimas para quem busca educação de qualidade e sempre busca o desenvolvimento, você pode procurar por imobiliária em Itajaí e descobrir em quais bairros estão as melhores escolas da cidade, para que seus filhos possam estudar lá.

4.   Gabriel Monteiro – SP

Outra cidade paulista que se destaca no quesito educação de qualidade é Gabriel Monteiro, um município com pouco mais de 2700 habitantes, mesmo sendo um lugar pequeno e pouco populoso, a educação que o município oferece é bem acima da média.

O IDH dessa cidade é de 0,768, uma pontuação alta e a pontuação pelo Firjan é de 1, a mais alta possível.

5.   Birigui – SP

Com a pontuação máxima pelo Firjan, Birigui é uma das cidades que também se destacam por conta de oferecer uma ótima educação básica para as pessoas que moram na cidade. Com uma população de mais ou menos 120 mil habitantes.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Birigui é de 0,780 uma pontuação alta, o que mostra ainda mais que Birigui é uma ótima cidade para viver. Você pode procurar por apartamentos na região, em um bairro que seja bom para seus filhos estudarem.

6.   Santa Fé do Sul – SP

Essa cidade está bem próxima de Minas Gerais, se encontrando a 626 km da capital paulista. É uma cidade que também oferece educação de qualidade para quem mora na região. A pontuação Firjan foi de 1.

7.   Sebastianópolis do Sul – SP

Sebastianópolis do Sul é uma cidade no interior paulista com pouco mais de 3 mil habitantes. Está a 504 km de distância da capital de São Paulo e seu IDH é de 0,769, além disso, sua pontuação no Firjan é 1.

8.   Fartura – SP

Fartura está distante da capital por cerca de 350 km, no sudoeste do interior paulista. A cidade possui mais ou menos 15 mil habitantes e um IDH de 0,732, sua pontuação pelo Firjan é de 1 no quesito educação.

9.   Junqueirópolis – SP

A cidade de Junqueirópolis também está localizada no interior de São Paulo, cerca de 640 km de distância, é uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes. Seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,745 e a pontuação no Firjan também foi a máxima.

Como você pode notar, São Paulo possui as melhores cidades do Brasil para estudar, no entanto, outros estados também possuem ótimos índices, como é o caso do Paraná e Santa Catarina.

Se procura por uma cidade em que seus filhos possam ter acesso à melhor educação do país, procure uma dessas cidades que foram citadas e é só achar um local para morar em uma imobiliária de confiança.

Leave a Reply

15 + 7 =