6 cidades para ter contato com a Alemanha

A cultura alemã é uma das mais marcantes do mundo, influenciando não apenas a gastronomia, como também a arquitetura, costumes e música. Esse é um dos países mais visitados do mundo e o responsável por criar uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros: a cerveja. No entanto, sabemos que nem todo mundo pode ou quer viajar por mais de 12 horas em um avião para conhecer um pouco mais dessa cultura. A boa notícia é que nosso país possui várias cidades que foram colonizadas pelos alemães, carregando até os dias de hoje forte influência. Quer saber quais são elas? Então continue acompanhando o post de hoje!

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Os alemães são uma das etnias mais predominantes de Jaraguá do Sul, contribuindo para a gastronomia peculiar e cultura rica. Além disso, a arquitetura da cidade também foi influenciada, possuindo várias construções no estilo enxaimel, que promove um charme único ao município. A cidade é a quinta maior economia do estado e isso atrai muitas pessoas em busca de boas oportunidades de negócio. Por isso, é muito comum que os móveis planejados em Jaraguá do Sul sejam a escolha ideal para quem quer valorizar os imóveis e garantir funcionalidade no dia a dia. Falando em dia a dia, quem mora em Jaraguá do Sul, pode aproveitar a Schützenfest, que é uma das festas mais famosas e dedicadas à cultura alemã.

2. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Ainda que seja uma cidade litorânea, Balneário Camboriú não poderia ficar de fora de nossa lista. No ano de 1848, a cidade passou a ser distrito de Itajaí e em 1884 foi desmembrado e se tornou a cidade de Camboriú. Sendo assim, famílias de origem alemã foram atraídas para cá devido à fertilidade do solo e clima. Hoje em dia, a população atual é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos. Como consequência, é possível aproveitar e muito os resquícios dos colonizadores da época e a culinária da região é sempre muito elogiada. Além de belezas naturais, muitos procuram a cidade para se instalar de vez, buscando móveis planejados em Balneário Camboriú para valorizar ainda mais os imóveis.

Mas, caso você esteja apenas de visita, cultura alemã é o que não falta por aqui. Aproveite para conhecer os restaurantes e belezas naturais. Além disso, é comum existirem festivais gastronômicos inspirados nessa cultura rica e cheia de sabores.

3. Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Quando chegaram nessa charmosa cidade gaúcha, os imigrantes alemães não encontraram nenhuma escola. Justamente por isso, eles mesmos criaram os centros de ensino, difundindo a cultura alemã entre os habitantes. Como consequência, hoje essa é uma das cidades com maior influência germânica do país. O Parque Aldeia do Imigrante, que foi construído em 1974, possui toda sua arquitetura no estilo enxaimel, além de lojas de artesanato e produtos coloniais. No local, também é possível aproveitar o salão de baile, lojas de malha e as famosas cervejarias artesanais, que servem cerveja, chope e pratos típicos alemães.

4. Domingos Martins, Espírito Santo

Um pouco mais distante do sol e das famosas praias do Espírito Santo, na região serrana está localizada uma cidadezinha muito charmosa que foi colonizada por alemães e italianos. Ela preserva até os dias de hoje a cultura europeia em sua gastronomia, arquitetura e festas. Mas, além de poder conhecer um pouco mais sobre a Alemanha e sua influência na região, você ainda pode aproveitar as piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e lugares para praticar esportes de aventura.

5. Pomerode, Santa Catarina

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil devido ao alto fluxo de imigrantes nessa região, Pomerode conserva os costumes de seus colonizadores até os dias de hoje. As bandas que tocam marchas típicas da época, assim como corais interpretando as canções alemãs e os grupos folclóricos são muito comuns na região. Além disso, todos os anos acontece a Festa Pomerana, em que são promovidas apresentações com bandas tradicionais, além de poder saborear a gastronomia única do país.

6. Blumenau, Santa Catarina

A cidade responsável por sediar a maior festa alemã fora do território germânico não poderia ficar de fora de nossa lista. Suas construções com estilo enxaimel são muito comuns na região, assim como os costumes prevalecem até os dias atuais. Além da Oktoberfest, a cidade é sede do chope Eisenbahn e abriga a charmosa Vila Germânica, que fica aberta todo o ano para os amantes da cultura alemã, com cervejas artesanais, comidas típicas e lojas de artesanato.

Como você deve ter reparado, grande parte das cidades alemãs estão localizadas no estado catarinense e isso não é à toa. Afinal, foi justamente nessa região onde houve a maior concentração de imigrantes europeus, principalmente alemães. Portanto, uma boa dica é aproveitar e criar um roteiro de viagem dentro desse estado e conhecer várias cidades alemãs. Temos certeza que sua experiência será única.

Leave a Reply

4 × one =